quinta-feira, 8 de março de 2012

ADempiere: Segurança de acesso

O ADempiere, como em outros vários tópicos, garante grande flexibilidade para configuração de permissões de acesso. Quando você digita o usuário/senha para entrar na aplicação, uma tela é mostrada com dados para acessar a aplicação:


O campo Regra serve para definir com qual perfil você irá acessar o ADempiere. É o que é o Perfil? É a forma com que você acessa o ADempiere e quais são suas permissões. Descrevendo casos reais, podemos ter um perfil Vendas, que só podem preencher pedidos de vendas, perfil Financeiro que acessa as funcionalidades do módulo Financeiro, etc.

Em cada empresa nova que se cria dentro do sistema, pelo menos dois perfis são criados:
  • Admin
  • User

O primeiro pode criar usuário, definir permissões dentro da empresa e é claro, acessar as demais funcionalidades. O segundo serve basicamente para acessar as funcionalidades que se referem a transações, como cadastros gerais, pedidos de compras e vendas, gestão de materiais, etc.

Isso não quer dizer que você possa criar novos perfis. Você pode e em uma implantação geralmente se criam em média uns 7 perfis. De maneira gráfica o Admin da empresa pode definir quais janelas, relatórios e processos cada perfil pode acessar.

Além disso, também pode ser definidas quais organizações cada perfil pode acessar. Por exemplo: um perfil de Vendas só poderia acessar os dados da Filial Loja e o perfil Estoque apenas os dados da organização Depósito.

Em cada implantação são definidas todas as permissões de acesso de maneira bem fácil. Aqui falamos de maneira bem simplificada o que são as permissões de acesso no ADempiere. Mas certamente esse tópico rende muitos outros posts, pois nesse quesito o ADempiere faz bem mais do que o apresentado aqui.

Quer aprender mais? Acesso: http://cursoadempiere.conceptia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar contato, coloque seu email por favor.